CURSOS
O Ponto do Estudante - cursos - Preparatório Enem

Preparatório Enem

Nossos cursos estão voltados para as diversas disciplinas que compõem a grade curricular do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Baseados nas orientações dos PCNs nossas aulas têm objetivos específicos para cada segmento e área de aprendizagem, com atividades individuais e voltadas para as dificuldades apresentadas pelo aluno.

ENEM (Exame do Ensino Médio)

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

A princípio tinha somente o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais.


O Exame

É uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação - ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre.


Pra que serve?



1) Ensino Médio

Alunos maiores de 18 anos, com as notas do Enem também é possível obter a certificação de conclusão do ensino médio, caso não tenham concluído esse nível de escolaridade na idade adequada.

A certificação é realizada pelas Secretarias Estaduais de Educação e pelos Institutos Federais de Educação que aderiram a essa modalidade, nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 144, de 24 de maio de 2012.


2) Programas governamentais

O exame é utilizado como critério de acesso do participante a programas governamentais, como:

  • Prouni (Programa Universidade para Todos): O Prouni (Programa Universidade para Todos) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo, em instituições privadas de educação superior. É dirigido aos estudantes egressos do ensino médio, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos.
  • Sisu (Sistema de Seleção Unificada): O Sistema de Seleção Unificada foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo.
  • Ciência sem Fronteiras: Criado em julho de 2011, o programa do governo federal visa a promoção de desenvolvimento tecnológico e científico por meio do intercâmbio de estudantes e pesquisadores instituições estrangeiras de alto nível.