CURSOS
O Ponto do Estudante - cursos - Reorganização da Aprendizagem

Reorganização da Aprendizagem

Nossos cursos estão voltados para as diversas disciplinas que compõem a grade curricular do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Baseados nas orientações dos PCNs nossas aulas têm objetivos específicos para cada segmento e área de aprendizagem, com atividades individuais e voltadas para as dificuldades apresentadas pelo aluno.

ATENDIMENTO ESPECÍFICO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

As dificuldades de aprendizagem se manifestam em diferentes formas dentro da escola e por meio de diversos sintomas, revelando que algo no processo ensino-aprendizagem não vai bem. Dentre as mais comuns estão a dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia e TDAH. Tais dificuldades interferem diretamente no rendimento acadêmico do aluno, indicando que a apropriação de determinado(s) conteúdo(s) não ocorre conforme o esperado para a idade/ano escolar. A metodologia de trabalho aplicada pelos profissionais do “O PONTO DO ESTUDANTE” parte da observação da realidade individual; como cada aluno apresenta uma dificuldade específica o desenvolvimento do trabalho requer a escolha de estratégias e atividades pedagógicas que busquem dar sentido aos problemas revelados. Nosso objetivo é ajudar o aluno a encontrar a melhor forma de estudar, fazendo com que ele próprio crie seu modelo de aprendizagem, para que ela ocorra completa e naturalmente. O processo será desenvolvido em conjunto com a escola, pois informações passadas pelo professor que acompanha diariamente o aluno são importantes para o sucesso do trabalho.

INCLUSÃO SOCIAL

É cada vez maior o número de alunos que apresentam déficits de toda ordem matriculados nas escolas regulares do país. A educação inclusiva se apoia na premissa de que é preciso olhar o aluno de forma individualizada e colaborativa, contemplando suas habilidades e dificuldades no aprendizado em grupo. Diante desse quadro desenvolvemos nosso trabalho a fim de contribuir com o que já está sendo realizado pelas escolas, oferecendo supervisão, monitoramento e acompanhamento de cada caso.

PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO INSTRUMENTAL – PEI

Programa que se originou da teoria e pesquisa do psicólogo Reuven Feuerstein e que tem como objetivo, a partir da intervenção projetada, aumentar as habilidades cognitivas necessárias para o pensamento independente. Reuven acredita que a inteligência é modificável.O programa busca desafiar e estimular o pensamento crítico com conceitos, habilidades, estratégias, operações e atitudes necessárias para uma aprendizagem independente.

O PEI é um recurso psicopedagógico que permite ao profissional atuar junto ao aprendiz, acompanhando e compreendendo seu processo cognitivo. Tal atuação se dá por meio de exercícios disparadores de reflexão e de tomada de consciências metacognitiva. Por meio da aplicação do PEI, pretende-se desenvolver a “meta-aprendizagem”, isto é, a consciência de como se aprende.